Chega um ponto em que guardar mais dinheiro no banco não faz sentido. 

Todos nós precisamos de dinheiro disponível para despesas imprevistas – coisas como mau funcionamento de automóveis, reparos domésticos ou contas médicas inesperadas. Na verdade, sua principal meta financeira deve ser construir um fundo de emergência com dinheiro suficiente para cobrir de três a seis meses de despesas essenciais.

Mas e se você conseguir colocar dinheiro em sua conta poupança além do limite máximo mencionado acima? É sensato continuar acumulando dinheiro no banco?

Jovem mãe e criança pequena sorriem enquanto depositam moedas em um cofrinho.

Fonte da imagem: Getty Images

Embora seja inteligente ter um fundo de emergência maior do que o normal em alguns casos, você não deve deixar o saldo da sua conta poupança subir muito. Se o fizer, perderá a oportunidade de obter um melhor retorno do seu dinheiro.

O problema de manter muito dinheiro no banco

Quando você não investe, está efetivamente perdendo dinheiro, porque não dá a sua poupança uma chance de crescer. E é exatamente isso que acontece quando você guarda muito dinheiro em uma conta poupança.

Claro, a vantagem de uma conta poupança é que o dinheiro está disponível a qualquer momento e que a soma do principal que você retira está protegida contra perdas. Este não é o caso quando você investe seu dinheiro.

Quando você investe por meio de uma conta de corretora , sempre existe o risco de que o saldo de sua conta afunde quando as condições de mercado caírem ou quando o desempenho de um investimento for inferior. É por isso que manter seu fundo de emergência em ações é uma má ideia – o mercado é muito volátil para fazer uma aposta segura e, se você acabar precisando de dinheiro em um momento de baixa do mercado, corre o risco de sofrer grandes perdas.

Dito isso, uma vez que você tenha juntado dinheiro suficiente para cobrir seis meses de despesas, você não deve continuar a colocar seu dinheiro extra no banco. Em vez disso, você deve investir esse dinheiro em excesso para que cresça em uma soma ainda maior.

Imagine que você normalmente gasta US $ 4.000 por mês em despesas pessoais e, portanto, deseja um fundo de emergência de US $ 24.000. Agora, digamos que você consiga economizar $ 10.000 a mais além desses $ 24.000. Se você colocá-lo em uma conta de poupança de alto rendimento pagando 2% de juros (o que é consistente com as taxas máximas de hoje) e deixá-lo sozinho por 10 anos, você aumentará esses $ 10.000 para $ 12.190.

Mas observe o que acontece se você investir esse dinheiro. A média histórica do mercado de ações é de cerca de 9%, mas sejamos um pouco mais conservadores e suponhamos que, se você colocar esses $ 10.000 em ações e deixá-los parados por 10 anos, obterá um retorno médio anual de 7%. Nesse cenário, você estaria olhando para $ 19.672 em vez de $ 12.190. Essa é uma diferença considerável.

A lacuna entre uma conta de poupança e uma conta de investimento fica ainda maior com o tempo. Deixar esses $ 10.000 para ganhar 2% em uma conta de poupança ao longo de 30 anos resultará em um saldo de $ 18.113. Mas em uma conta de corretora investida pesadamente em ações, esses $ 10.000 poderiam facilmente crescer para $ 76.123 em 30 anos, assumindo um retorno anual médio de 7% durante esse tempo, deixando você $ 58.000 mais rico.

Agora, pode haver circunstâncias em que vale a pena economizar mais de seis meses de despesas de subsistência para emergências. Por exemplo, se sua renda varia e você tende a ter períodos de rendimentos baixos ou inexistentes, pode fazer sentido guardar de nove a 12 meses de despesas no banco.

Mas quando você estiver satisfeito com a conclusão do seu fundo de emergência, faça um favor a si mesmo e invista o resto do seu dinheiro. Se você não se sentir confortável com o carregamento total de ações, reúna um portfólio diversificado que inclua títulos, FIIs ou outros veículos. O segredo é obter um retorno maior do que até mesmo a conta de poupança mais generosa que existe.

Vamos ser claros: um saldo saudável em uma conta de poupança será muito útil para você. Apenas não deixe esse equilíbrio ficar tão alto a ponto de perder oportunidades de construção de riqueza.

 

Fontes:

https://t.me/cursodeUkulele
https://issuu.com/detalhesmusicais
https://issuu.com/detalhesmusicais/docs/detalhes_musicais_-_sobre_n_s
https://detalhesmusical.wixsite.com/cursodeviolino
https://gitlab.com/detalhesmusical/detalhes-musical
https://gitlab.com/detalhesmusical
https://www.openstreetmap.org/user/Detalhemusical
https://www.crunchbase.com/person/detalhes-musical-curso-de-violino
https://devpost.com/detalhesmusical
https://respostas.sebrae.com.br/author/detalhes/
https://mas.to/@Detalhesmusical
https://www.bonanza.com/users/45680210/profile
https://seositecheckup.com/seo-audit/detalhesmusical.com.br
http://www.authorstream.com/cursodeviolino/
https://www.domestika.org/pt/detalhesmusical
https://developers.oxwall.com/user/CursodeCavaquinhoOnline

Share this post on: